Área Restrita

Novas Leis Trabalhistas: Confira 5 tópicos que sofreram alterações

13/11/2017
Notícias
Institucional

No último sábado (11), entrou em vigor as novas regras das relações trabalhistas no Brasil, que foram aprovadas pelo Congresso e sancionadas pelo presidente em julho. A nova legislação alterou diversas normas previstas na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). De acordo com o Ministério do Trabalho, as novas regras valerão para todos os contratos de trabalho vigentes, tanto antigos como novos. Conheça 5 das principais mudanças nas leis trabalhistas.

 

Férias:

Os 30 dias anuais ainda estão valendo. Porém, em caso de acordo entre trabalhadores e empresários, as férias poderão ser divididas em até três vezes, desde que seja um período de 14 dias corridos e, os demais, cinco dias corridos.

 

Intervalo de almoço:

 

O intervalo poderá ser negociado, desde que tenha, no mínimo, 30 minutos. Para o caso de o empregador não oferecer o intervalo mínimo para almoço, a indenização será de 50% do valor da hora normal de trabalho, em cima do tempo não concedido. Ao invés de todo o tempo de intervalo.

 

Grávidas e lactantes:

 

Agora podem trabalhar em locais insalubres, desde que estes tenham graus "mínimos e médios", podendo ser afastadas apenas com uma solicitação do médico. No caso de grau "máximo", o trabalho não é permitido.

 

Demissão:

 

Em caso de acordo entre a empresa e o funcionário, o contrato de trabalho poderá ser extinto com o pagamento de metade do aviso prévio e metade da multa de 40% sobre o saldo do FGTS. O empregado também poderá movimentar até 80% do valor depositado pela empresa na conta do FGTS, porém não terá mais direito ao seguro-desemprego.

 

Banco de horas:

 

O banco de horas pode ser feito em forma de acordo individual escrito, desde que a haja a compensação em um período máximo de seis meses.

Veja Também

01/11/2013
Institucional

alunos-de-administracao-realizam-seminario-que-simula-gestao-de-empresa

Atividade aconteceu na disciplina de Criação e Desenvolvimento de Empresas Ocorreu na última semana (23), nas dependências da Faculdade do Pantanal (FAPAN), um seminário pela turma que cursa a disciplina de Criação e Desenvolvimento de Empresas, ministrada pelo professor Rangel Renan Ramos da Silva. Os alunos tiveram um roteiro a seguir que ia desde a fase inicial da criação de uma empresa, passando pelo processo de inscrição na Junta Comercial do Estado de Mato Grosso, Receita Federal, Estadual e Municipal. De acordo com o professor que propôs a atividade, foi uma simulação de uma verdadeira abertura de firma, além de elaboração de outros pontos...

29/02/2016
Graduação

Zika pode causar novo tipo de dano cerebral em bebê

Além da microcefalia, o vírus zika parece ser capaz de causar também anomalias fora do sistema nervoso central em bebês gestados por mães infectadas pelo vírus. Um estudo de caso divulgado nesta quinta-feira, 25, por pesquisadores brasileiros e americanos reforça uma suspeita que já vem sendo aventada – de que o zika cause uma síndrome congênita –, e aponta para uma potencial relação com o acúmulo de líquido generalizado no corpo do bebê e morte do feto.

07/03/2013
Institucional

athenas-educacional-realizou-encontro-de-gestores-no-final-de-semana

Reunião acontece com periodicidade semestral. Gestores, diretores e coordenadores das unidades que compõem o Athenas Grupo Educacional estiveram reunidos no último final no de semana Encontro de Gestores, realizado no escritório do Grupo em Porto Velho. Na ocasião foram debatidos temas de interesse institucional como o Censo da Educação, Estrutrura Curricular, Calendários Acadêmicos, dentre outros. O ciclo de debates começou ainda na sexta-feira pela manhã(1) tendo a reunião sido conduzida pelo corpo de coordenadores pedagógicos do Athenas Grupo Educacional. Em seguida, Wille Muriel Cardoso, Diretor Executivo da Carta Consulta e Ombudsman de várias organizações educacionais...

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem