Área Restrita

Alunos de Sistemas de Informação desenvolvem aplicativo para cadeirantes de Porto Esperidião

11/07/2018
Notícias
Graduação

Os acadêmicos de Sistemas de Informação, sendo eles: Ananias de Souza; Bruno Navarro; Guiliano Fontes; desenvolveram o aplicativo Cidade Acessível para os cadeirantes de Porto Esperidião, orientados pelo Prof. Antônio Carlos, como trabalho de conclusão de curso. “O aplicativo está disponível para smartphones e tablets, com o objetivo de facilitar a locomoção, agilizar a procura de locais que possuam adequação e redução do constrangimento das pessoas com deficiência física do município de Porto Esperidião (MT)”, explicou o Prof. Antônio Carlos.

 

A acessibilidade é direito previsto na Lei 10.098 de 19 de dezembro de 2000, estabelecendo normas gerais e critérios básicos com a intenção de promover a acessibilidade, através da remoção de barreiras e obstáculos em espaços públicos, vias, mobiliário urbano, transporte e na construção e reforma de edifícios. “Porém, a realidade vivenciada pelas pessoas com deficiência motora é outra e, como forma de minimizar esta situação, como projeto piloto para conclusão de curso os alunos desenvolveram o aplicativo Cidade Acessível para smartphones e tablets, com o objetivo de facilitar a locomoção, agilizar a procura de locais que possuam adequação e redução do constrangimento das pessoas com deficiência física do município de Porto Esperidião (MT)”, relatou o orientador.

 

O aplicativo foi desenvolvido para dispositivos móveis com sistema Android. Durante o processo de desenvolvimento, os alunos conheceram o município e, por ser uma cidade do interior do estado com dimensão de área urbana menor, as possibilidades de catalogação de obstáculos e pontos de acessibilidade enfrentados por pessoas com deficiência são reduzidas, o que despertou ainda mais vontade em dar seguimento no projeto inicial.

 

A proposta agora é de finalizar o aplicativo para possibilitar a disponibilização gratuita para a população por meio da loja virtual de aplicativos. Este projeto, saindo do papel, demonstra o potencial dos alunos e do curso de sistemas de informação em aliar o desenvolvimento tecnológico em prol do bem-estar da população.

 

Fapan, transformando pela educação.

Veja Também

29/03/2016
Institucional

Foi concluída mais uma etapa do curso de Formação de Gestores

Durante a tarde da última segunda-feira (28), colaboradores, diretores e mantenedores do Athenas Grupo Educacional estiveram participando de mais uma etapa do curso de Formação de Gestores, ministrado pelo Prof.º Márcio Vidal Gomes da Gama, através dos trabalhos da Fundação Dom Cabral, em parceria com a empresa JValério. A atividade aconteceu nas dependências da matriz do Athenas Grupo Educacional (Porto Velho), e contou com a participação dos mantenedores Dr.º Hildon Chaves, Dr.ª Ieda Chaves e Prof.º Dr.º Aécio Alves Pereira; dos Diretores Rosângela Silva (UNIJIPA), Eliene Ferreira (FAP), Paulo Strieder (FSP), Elvys Oliveira (FAPAN) e Dawerson Ramos (FAMETA), além dos colaboradores...

21/01/2015
Institucional

Sistema Federal do FIES está fora do ar

Desde a última sexta-feira (16), estudantes de todo o Brasil estão encontrando problemas para acessar o sistema do Programa de Financiamento Estudantil (Fies). A página do Sisfies está passando por uma série de atualizações nas ferramentas de manutenção e ainda não tem data para voltar a funcionar, apesar da nota emitida pelo Ministério da Cultura que garantia o retorno do sistema no dia 18. Segundo o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), a medida foi tomada, pois o sistema se encontrava ultrapassado em relação às novas exigências adotadas pelo governo em relação ao programa.

31/07/2017
Graduação

Acadêmicos de Odontologia são aprovados em edital da UNEMAT

Na última sexta-feira (28), o Laboratório de Geotecnologias Aplicadas aos Estudos Socioambientais e Interdisciplinar da Universidade do Estado de Mato Grosso (LABGEO UNEMAT) divulgou o edital dos aprovados na seleção de bolsas para pesquisa. Dentre os aprovados, estão 12 dos alunos do 2º e 4º período de Odontologia da Fapan.   A bolsa tem como objetivo apoiar o desenvolvimento de pesquisas relacionadas aos estudos socioambientais, ensino da Geografia e de outros temas das áreas do conhecimento com aplicação das Geotecnologias.   A iniciação cientifica dá ao aluno a chance...

05/03/2018
Graduação

Alunos do 1º semestre de Biomedicina e Farmácia participam de aula prática

Entre os dias 26 de fevereiro e 2 de março, os novos ingressantes de todos os cursos da Faculdade do Pantanal (Fapan) vivenciaram a primeira semana de aula. Porém, os acadêmicos do 1º período de Biomedicina e Farmácia, passaram por uma aula de encantamento na última sexta-feira (2). Na ocasião, os alunos participaram de uma aula prática de Tipagem Sanguínea no laboratório de Análises Clínicas. Foram orientados, além de acompanharem uma demonstração do procedimento correto para realizar do exame, e aí sim os calouros tiveram a chance de praticar. Sendo assim, os acadêmicos...

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem