Alunos de Engenharia Civil participam de visita técnica no canteiro de obras da Policlínica Fapan

19/03/2018

Durante o último sábado (17), os alunos do 1º ao 5º semestre de Engenharia Civil participaram de uma aula prática, em que realizaram uma visita técnica em obra de fundações, no canteiro de obras da Policlínica Fapan. Os estudantes foram conduzidos e orientados pelo engenheiro e professor da disciplina de fundações, Prof. Rafael Gregianin, e pelo engenheiro Wesley de Sousa, responsável pela obra.

“Os professores do curso nos mostraram em campo toda a dinâmica de execução de uma fundação indireta. O que são estacas pré-moldadas e protendidas e todo o processo para serem cravadas por percussão. Vimos o projeto e ouvimos as explicações do porquê foi adotado este tipo de fundação" descreveu o aluno do 5º semestre, Mauro Celso.

Durante a aula, eles puderam observar a execução das fundações com estacas pré-moldadas de concreto, sendo cravadas no solo pelo processo de bate-estacas. “A obra que trouxemos os alunos hoje usou estaca pré-moldada protendida na fundação. São executadas com um equipamento pesado e que com um martelo de 3,3t golpeia por percussão a cabeça da estaca, cravando-a no solo até atingir a profundidade de projeto que ofereça resistência suficiente para suportar toda a estrutura que será construída acima", explicou o engenheiro responsável, Wesley de Sousa. A visita técnica auxiliou os estudantes do 2º e 3º semestre nas disciplinas Mecânica dos Solos. Já os estudantes do 4º e 5º semestre puderam ter explicações práticas sobre o tipo de fundação usada na obra.

“É muito importante para o aluno que cursa Engenharia Civil ter contato com obras. O aluno não pode somente ter a parte teórica, mas também ver como é uma obra. Quando o estudante vai à obra, vê a prática de tudo aquilo que aprendeu em aula. No curso de Engenharia é necessário formar uma base teórica para depois atuar. As visitas animam e motivam os estudantes”, finalizou o Prof. Rafael Gregianin.