Acadêmicos de Odontologia atendem crianças de zona rural

23/10/2017

Na última sexta-feira (20), os acadêmicos do 4º período e os alunos da Iniciação Cientifica, ambos do curso de Odontologia, realizaram atendimento na zona rural, na Escola Municipal Buriti, localizada no distrito de Vila Aparecida. Os estudantes foram acompanhados pelo Prof. Eduardo Garcia e pelos profissionais odontólogos do município.

Na ocasião, os acadêmicos colocaram em prática o que foi aprendido em sala de aula, realizando procedimentos de restauração através da técnica denominada Tratamento Restaurador Atraumático (ART). Esta é uma técnica própria para ser utilizada em locais onde não se possui o ambiente propício para o atendimento odontológico e consiste da remoção parcial, ou total, da lesão cariosa através de instrumentos cortantes e restauração com cimento de ionomero de vidro. Assim, os alunos conseguiram controlar ou até estagnar a doença cárie, até que estas crianças possam realizar o atendimento e restauração definitiva, em Cáceres.

Durante todo o dia, foram atendidas 56 crianças, entre 8 e 13 anos. Com isso os acadêmicos podem trabalhar na recuperação e promoção da saúde bucal dessas crianças que por vezes se encontram em situações de comprometimento de saúde bucal grave. O objetivo do projeto foi melhorar a qualidade de vida das crianças e consequentemente melhorar o seu desempenho escolar.

A Fapan parabeniza o professor e os estudantes envolvidos, por levar melhor qualidade de vida para a população da região e por praticar o conhecimento adquirido na instituição. Que venham mais projetos como esse!