Arquitetura realiza aula campo no Centro Histórico de Cáceres

Acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo participaram de uma aula de campo no Centro Histórico de Cáceres, no último sábado (03). O Centro Histórico de Cáceres tem área de tombamento estadual e, em 2010, o IPHAN procedeu ao tombamento do conjunto urbanístico e paisagístico de área do centro histórico.

A atividade avaliativa, tinha como objetivo identificar os estilos e períodos arquitetônicos dos prédios, visando produzir pôsteres com a identificação de estilos e períodos arquitetônicos presentes no centro histórico, para serem expostos na Faculdade do Pantanal (Fapan). A ação foi realizada através da disciplina Arquitetura Brasileira, ministrada pelo professor Guilherme Vargas.

Conforme o professor, a aula de campo busca treinar a observação para detalhes que passavam despercebidos aos olhos, quanto à riqueza de elementos que identificam a diversidades de influências e a padronizações de técnicas de construção. “A atividade motivou o interesse na área, seja no restauro, seja nas técnicas, seja na expectativa de uma formação mais ampla que permita o respeito às origens e às identidades com o ambiente percebido” afirmou o docente.

Para o acadêmico Samuel Campos, participar da atividade ajudou a tomar decisões, “alguns colegas e eu aproveitamos para definir o tema do trabalho de conclusão de curso”, completou o estudante.

A disciplina Arquitetura Brasileira visa proporcionar ao estudante a compreensão do processo de produção da arquitetura e do urbanismo relacionando com os condicionantes da história e é nessa perspectiva que atividades são propostas e postas em prática.