Área Restrita

[Artigo] Ser Administrador é...

10/01/2017
Notícias
Graduação




Por Dirceu Siqueira, Coordenador do curso de Administração da FAPAN


Ser administrador é perceber a cada dia, a possibilidade de ser um agente de mudança, um ser protagonista na vida de organizações e de pessoas.Tenho 47 anos e muitas histórias a contar! Aos 35 anos eu resolvi me tornar um administrador. Parei para pensar em todos os detalhes que o curso oferecia: Onde fica a faculdade, qual a duração, quem seriam meus colegas de sala. Na realidade eu queria ser um executivo ou um empresário de sucesso. Enfim, ser um homem de negócios, participar de reuniões importantes, resolver problemas empresariais e ao mesmo tempo ser um disseminador do conhecimento. Me formei com muito orgulho e me especializei em Gestão Estratégica de Negócios, onde pude agregar valores aos conhecimentos díspares já obtidos na academia. Porém hoje realizado sei muito mais do que planejar, organizar, dirigir e controlar. Meu desejo é realizar, é fazer e acontecer.”

Escrevi este texto pois senti a necessidade de informar aos futuros administradores que eu fiz a melhor escolha. Tenho certeza deque a escolha da profissão foi um tiro no alvo, um fator crítico de sucesso.É com grande alegria que transmito essas palavras aos alunos formandos do curso de Administração bem como aos que estão cursando e aos que irão iniciar em 2017/1.

É comum ouvirmos na fase de decisão profissional frases como “quem escolhe administração é porque não sabe o que fazer”, “administração é muito ampla e o mercado farto”... lendas urbanas. Ser administrador é ser responsáveis por decisões, por impacto. É ser protagonista e coautor de várias histórias. Ser administrador é conviver com extremos, com contas, com gente, com equilíbrio. Ser administrador é usar a resiliência para a tomada de decisão. Resiliência é a capacidade de voltar ao seu estado natural, principalmente após alguma situação crítica e fora do comum.

Resiliência na Administração faz parte dos processos de gestão, de mudanças. É ter equilíbrio e usar a arte de ser flexível para lidar com os problemas relacionados com o trabalho, quando as situações não ocorrem como elas esperavam. Além disso, a resiliência diz respeito à capacidade de tomar medidas que minimizam os problemas que surgem no dia a dia das organizações.

SOBRE O AUTOR - Dirceu Luiz da Silva Siqueira, atualmente é Professor e Coordenador do Curso de Administração da FACULDADE DO PANTANAL. Tem experiência na área Administrativa, formado em Administração, pós graduado em Gestão Estratégica de Negócios, Pós Graduado em Docência e Gestão Educacional. É habilitado no Conselho Regional de Administração CRAMT e membro do CEEX – Conselho de Ensino e Extensão da FAPAN.



 

Veja Também

13/10/2016
Graduação

Curso de Pedagogia promoveu ações lúdicas no Dia das Crianças

No último dia 12 de outubro, das 13h as 17h, a Fundação Teresinha Mendes recebeu os acadêmicos e professores do 8º período do curso de Pedagogia da FAPAN para a realização de atividades lúdicas em virtude do Dia das Crianças, ocupando as dependências do Clube dos Cabos e Soldados de Cáceres (MT). As ações foram supervisioandas pelas docentes Marilza Ferreira, Maria Cristina e Fernanda Nascimento.

02/07/2012
Institucional

fapan-recebe-grupos-do-festival-internacional-de-folclore

Pela primeira vez a FAPAN esteve entre as sedes das apresentações Na última terça-feira (26) os grupos do Uruguai e do Rio Grande do Norte se apresentaram para a comunidade Universitária da Faculdade do Pantanal (FAPAN) em mais de três horas de apresentações. Com cinco ritmos diferentes e várias danças típicas, a Compañia de Danza popular “Danzamérica”do Uruguai presenteou os acadêmicos da FAPAN com muito ritmo simpatia e descontração. Foi oferecido também pelo grupo uruguaio, como presente, um livro com as belezas históricas e arquitetônicas do Uruguai, que ficará exposto na biblioteca para consulta dos alunos. O Grupo do Rio Grande do Norte, Companhia de Danças...

15/03/2013
Institucional

fim-de-semana-marca-inicio-de-novas-turmas-de-pos-graduacao

Mais de 70 alunos iniciaram suas especializações. Nos últimos 30 dias, mais de 70 profissionais de toda a região das cercanias de Cáceres deram início em suas especializações através das Pós-Graduações da Faculdade do Pantanal (FAPAN). Segundo a Coordenação de Pós-Graduação da instituição esse números de novos alunos estão matriculados nas especializações em “Língua Brasileira de Sinais (Libras)” e a terceira turma de “Fisiologia do Exercício Físico e Personal Training”. Rodrigo Barreto, responsável pelo setor de Pós-Graduações, conta que estes alunos que iniciaram seus cursos nas últimas semanas se juntam ás turmas de outras especializações já...

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem