MEDICINA: Cerimonia da entrega do jaleco marca início do curso de medicina na Fapan

athenas Institucional, MEDICINA, YDUQS

O dia 25 de setembro de 2020 entrou para a história de Cáceres e da educação de Mato Grosso por marcar o início do sonhado curso de Medicina da Faculdade do Pantanal (Fapan), a maior da região com sede em Cáceres.

A cerimonia contou com a participação de familiares dos acadêmicos, professores, autoridades e convidados, entre eles, o professor Francisco Antônio Alves Teixeira, Reitor do Centro Universitário São Luís no Maranhão, uma das unidades do Grupo Yduqs/Estácio.

Também prestigiaram o evento, Onair Nogueira, representando a direção do Hospital Regional Doutor Antônio Fontes e Rafael Rebouças da Silva Brito e Giovana Gross, representando o Hospital São Luiz e o Grupo Pró-Saúde.

Durante a solenidade, a diretora da Fapan, Rosana Nascimento disse que a data marca a realização de sonho que se tornou realidade graças ao empenho de vários profissionais e dos mantenedores da instituição.

Falando em nome do Grupo Yduqs/Estacio, o professor Francisco Antônio Alves Teixeira, afirmou que o curso de Cáceres terá o mesmo padrão de qualidade dos cursos de medicina do grupo espalhados pelo País.

Ele contou que a data de 25 de setembro lhe é particularmente especial porque marca os vinte anos de implantação do primeiro curso de medicina do grupo no nordeste, na cidade de Juazeiro do Norte no Ceará.

Já a coordenadora Pedagógica da Fapan, Marilza Ferreira destacou os doze anos de existência da instituição e falou da missão de formar profissionais para atuarem de acordo com a realidade atual.

‘A partir de hoje formaremos médicos para ajudar a transformar a realidade da nossa região’, acrescentou.

Falando em nomes dos representantes dos hospitais, Onair Nigueira destacou a importância do curso que chega para preencher uma lacuna.

Lembrou que a pandemia do coronavírus mostrou ao mundo a deficiência de médicos e que os profissionais formados na Fapan terão trabalho garantindo no Hospital Regional e nos demais da região.

A coordenadora do curso, Denise Cortela, deu boas vindas aos 50 calouros, dentre eles muitos cacerenses, e disse que a partir daquele momento suas vidas não seriam mais as mesmas.

‘Vocês vão se formar e serão médicos todos os dias da semana pelo resto de suas vidas’, relatou.

Conforme o rigoroso calendário da Fapan, as aulas já começaram e em função da pandemia do corornavírus serão realizadas de forma remota até que se tenha uma vacina e a doença esteja sobre controle.

Fonte: Jornal Oeste