FAPAN REALIZA SEU 1° CONGRESSO ONLINE PARA TRATAR SOBRE A LUTA ANTIMANICOMIAL

athenas ABERTO AO PÚBLICO, Athenas Grupo Educacional, Institucional, Psicologia

FAPAN REALIZA SEU 1° CONGRESSO ONLINE PARA TRATAR SOBRE A LUTA ANTIMANICOMIAL

A Faculdade do Pantanal (Fapan), por meio da Coordenação de Psicologia, realizou seu primeiro Congresso Online para tratar sobre a Luta Antimanicomial, que foi realizado no período de 18 a 21 de maio de 2020 em plataformas digitais.

O evento foi aberto ao público externo, em especial, aos alunos e professores de outras unidades do ensino superior pertencentes ao Athenas Grupo Educacional. O mesmo foi planejado com o objetivo de reforçar os direitos de pessoas em sofrimentos psíquicos; Destruir a lógica manicomial; Criticas ao modelo de hospitalôcentrico e ressaltar o papel da Psicologia com a Luta Antimanicomial.

Entre esses eixos, para tratar de forma mais detalhada este assunto, os professores abordaram temas como:

• Modelo Hospitalôcentrico com Críticas à Ausência de Estratégias Terapêuticas de Hospitais Psiquiátricos e Comunidades Terapêuticas – Professor: Alcindo Rosa;
  • O Trabalho como Método de Inclusão Social aos Pacientes Usuários da Rede de Atenção Psicossocial – Professor: André Baptista;
  • O Compromisso Ético da Psicologia com a Luta Antimanicomial e refletiu sobre a Lógica Manicomial Atual: a Necropolítica – Professora: Morgana Moura; e
  • O Congresso Online com Reflexões sobre a Importância do CAPS para a Luta Antimanicomial – Professora: Selma Bueno concluiu.

Segundo o coordenado do curso de Psicologia da Fapan, Rodrigo Brito, os debates sobre o tema são fundamentais para a sensibilização, tanto de discentes como docentes, pois é algo que está presente entre todos nós, no dia a dia.

“Uma semana dedicada a Luta Antimanicomial, foi uma estratégia de ensino-aprendizagem do curso de Psicologia da Fapan, voltado para fomentar os debates necessários aos estudantes. Acredito que o Congresso Online atingiu o objetivo de sensibilizar os professores e alunos acerca das lógicas manicomiais que ainda estão presentes na sociedade” Concluiu o coordenador.

Faculdade do Pantanal – FAPAN

Alcance voos mais altos!

Siga a gente em nossas redes sociais: