DIA DO ENFERMEIRO: ACADÊMICA DA FAPAN HOMENAGEIA E FALA SOBRE A IMPORTÂNCIA DA PROFISSÃO

athenas Institucional

DIA DO ENFERMEIRO: ACADÊMICA DA FAPAN HOMENAGEIA E FALA SOBRE A IMPORTÂNCIA DA PROFISSÃO

O Dia Internacional do Enfermeiro é comemorado no dia 12 de maio. A data foi criada pelo Conselho Internacional do Enfermeiro, em homenagem à Florence Nightingale, a mulher que é considerada a fundadora da enfermagem moderna, a data refere-se ao dia de seu aniversario, nascida em 12 de maio de 1920 em Florença.

No Brasil, o Dia da Enfermagem passou a ser comemorado depois de instituído pelo Decreto 2.956, de 10 de agosto de 1938, em memória à primeira enfermeira brasileira a se alistar voluntariamente em combates militares, Ana Néri.

A categoria de enfermagem soma mais de 2,2 milhões de profissionais atuantes nos mais diversos níveis de atenção da área da saúde no Brasil. O trabalho desses profissionais é de suma importância para a manutenção da saúde.

O enfermeiro é responsável por promover, manter e restabelecer a saúde dos pacientes, trabalhando em parceria com diversos profissionais da área da saúde. É um profissional indispensável em hospitais, clínicas e até no atendimento domiciliar.

Estamos vivenciando uma pandemia (nível mundial) causada pelo Covid-19 (coronavírus), uma crise que está atingindo diversos setores e, em especial o da saúde. E para enfrentar, ajudar e salvar vidas, é preciso de profissionais atuando na linha de frente, sempre, exercendo seus conhecimentos adquiridos por meio de estudos, dedicações e amor pelo que faz, realizando sonhos e beneficiando a sociedade de modo geral. Um desses profissionais é o Enfermeiro.

“A enfermagem pode ser explicada através dessa simples terminologia “empatia”, que se refere à ação de se colocar no lugar de outra pessoa, buscando agir ou pensar da forma como ela pensaria ou agiria nas mesmas circunstâncias. Aptidão para se identificar com o outro, sentindo o que ele sente, desejando o que ele deseja, aprendendo da maneira como ele aprende, entre outras formas de definição, conforme o dicionário Português.” Explica Vitória Esther Gonçalves, acadêmica do 9° período do curso de Enfermagem da FAPAN.

“Diante do exposto, a enfermagem, é a profissão criada como prática social, ligada aos elementos que constituem a existência e a vida humana em todos os parâmetros, na questão da prevenção, promoção e reabilitação da saúde. É importante ressaltar a relevância dos Profissionais da Saúde, principalmente os enfermeiros (as) que se encontra em linha de frente contra o COVID-19, uma infecção causada por um vírus chamado SARS-CoV-2. Portanto, a participação do profissional de enfermagem nesse momento é considerada fundamental e indispensável num cenário como esse, assim como outros trabalhadores da área de saúde, com a finalidade de diminuir o aparecimento de novos casos de Covid-19.” Disse Vitória.

E já que estamos falando de homenagem, da comemoração ao dia desses profissionais, desses guerreiros, não poderia faltar uma homenagem vinda de uma futura enfermeira.

“Dia 12 de maio é considerado um marco para a enfermagem, celebramos os direitos e conquistas até aqui, justo tributo à Florence Nightingale. Parabenizo neste dia tão especial e digno de louvor aos profissionais altruístas que buscam constantemente servir o próximo.” Concluiu a acadêmica.

Aos profissionais de enfermagem, o nosso reconhecimento e os nossos aplausos pelo trabalho desempenhado. Contamos com vocês!

ENFERMAGEM NA FAPAN

A Faculdade do Pantanal (Fapan) oferece o curso de enfermagem com grau de bacharelado, com carga horária de 4.000 horas, duração de 10 semestres.

Oferece uma estrutura ampla, um corpo docente qualificado, recursos tecnológicos, metodologias ativas e as melhores condições para você estudar e alcançar voos mais altos por meio da educação. Prova disse é que, a Fapan obteve o Conceito 4 no Índice Geral de Cursos, consolidando-se como a melhor Instituição de Ensino Superior de Cáceres. As informações foram oficialmente divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC).

Além do conceito 4, pelo MEC, é a melhor de Cáceres; a melhor instituição privada com fins lucrativos; a 3ª melhor Faculdade do Mato Grosso; a 6ª melhor instituição de ensino; e a 7ª melhor Faculdade da Região Centro-Oeste.

Click no link e confira mais detalhes sobre o curso em nossa faculdade. Link: https://fapan.edu.br/enfermagem/


Siga a gente em nossas redes sociais: