Administradores recebem moção de aplausos na Assembleia Legislativa do Mato Grosso

athenas Administração, Institucional

Em comemoração ao Dia do Administrador e profissionais da área de gestão, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (DEM), realizou, na noite desta segunda-feira (25), sessão especial no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour. O evento, abrilhantado pelo Coral da Assembleia, sob a regência do maestro Carlos Taubaté, comemorou também os 45 anos do curso de administração da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT).

“Este curso trouxe qualidade ímpar na administração, tanto pública quanto privada, porque daqui têm saído muitos administradores. Então, esse curso veio para dar qualidade à administração como um todo. Por isso, nosso reconhecimento aos administradores que vêm se destacando, que vêm trabalhando para dar resultado às empresas, aos órgãos públicos de Mato Grosso, criando novas maneiras de proporcionar resultados melhores, nos serviços públicos de um modo geral”, destacou Botelho.

Elifas Gonçalves Junior, professor da UFMT, disse que, ao longo desses 45 anos, indicadores mostram que a forma de pressão por resultados se tornou diferente. “As pessoas mudaram, os requisitos que o mercado de trabalho e até a própria gestão pública estão exigindo das pessoas modificaram. Por exemplo, hoje a exigência de resultados imediatos num aspecto é salutar, mas há o aspecto que pode ser doentio para as pessoas, é um grande desafio para o curso de administração encontrar essas matizes, essas nuances da ciência, da arte e prática da administração”, esclareceu, destacar a importância do evento que resgata a história.

O presidente do Conselho Regional de Administração, Hélio Tito, também relembrou a trajetória do curso. “O curso surge da demanda do setor público. Em 1965 já era regulamentada a profissão. A função dos conselhos é cuidar da profissão para que ela não se extinga e que haja demanda para ela. Fazemos a pesquisa de mercado a cada dois anos para verificar se estamos formando pessoas adequadas à profissão que o mercado exige”, disse.

A professora Yoko Yamamura de Oliveira, também uma das homenageadas, destacou a honraria. “É o reconhecimento de um trabalho desenvolvido durante quase 30 anos na UFMT. É sempre bacana ajudar pessoas a encontrar um caminho profissional, principalmente na área de administração, que é maravilhosa e auxiliou muito na construção de Mato Grosso e o Brasil como um todo, numa era em que ainda não existia o profissional, criado em 09 de setembro de 1965. Então, ser pioneiro com uma profissão nova, moderna, com perspectiva de multidisciplinaridade foi uma coisa maravilhosa”, afirmou.

“Parabéns a todos os que de uma forma ou de outra contribuíram para a edificação do curso de administração em nosso estado! Parabéns à UFMT e parabéns a todos os administradores pelo seu dia”, concluiu Botelho.

Confira a lista dos homenageados:

Agda Eduarda Salcedo
Amilcar Pacheco dos Santos
Ana Paula Marques Schulz
Aristides da Silva
Audelino Marques da Silva
Beatriz Luiza da Silva Taques
Benedito Pedro Dorileo
Cecilia Arlene Moraes
Cesar Alberto Miranda Lima dos Santos
Dalva Beatriz Malhado Ferraz
Dilson Rosa
Dirceu Luiz da Silva Siqueira
Duilio Mayolino Filho
Eisntein Lemos de Aguiar
Elaine Adélia Forte Daltro
Elifas Gonçalves Junior
Eneida Maria de Oliveira
Fabiola de Mello Lacerda
Fernando Augusto de Lamônica Freire
Gabriel Novis Neves
Joaquim Eduardo de Moura Nicácio
Joaquim Guilherme Herani Alves
Joary Leite
Márcio Luiz de Mesquita
Maria Neide da Cunha Toledo
Mario Gracindo Marques Garcia
Mauro Kreuz
Nilza da Silva Taques
Roberto Carvalho Cardoso
Wilzado Carmo Pereira Soares
Yoko Yamamura de Oliveira
Zaira de Melo Pereira

54 anos da regulamentação da profissão de Administração no Brasil
29 anos de instalação do Conselho Regional de Administração de Mato Grosso
45 anos do curso de Administração da UFMT