Secretário de Segurança Pública discute Segurança Pública e Criminalidade na Fapan

athenas Direito, Institucional

Ontem (03), o curso de Direito da Fapan recebeu o Secretário de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso, Dr. Gustavo Garcia Francisco, para uma noite de aprendizado, que contou com a presença dos alunos do 1º semestre do bacharelado na instituição, professores do curso, imprensa local, autoridades e visitantes.

Estiveram presentes para a cerimônia de abertura as autoridades: Vice-Prefeita Antônia Eliene Liberato Dias; Vereador Rosinei Neves; Delegado de Polícia Civil Dr. Wilson de Souza Santos; Policial Federal Marcel Pereira Barbosa; Ten Cel David da Silva Mezavila (2º BFRON); Ten Cel PM Waldez Moura Tapajós; Ten Cel BM Vicente Manoel de Deus Neto; e Dra. Cibeli Simões, Relatora do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/Seccional Mato Grosso.

O Secretário iniciou a palestra com o tema: “Segurança Pública e a Política de Enfrentamento ao Crime Organizado.”

O evento marcou o encerramento do semestre letivo do curso de Direito da FAPAN.

Durante a palestra, o Secretário de Estado afirmou que o número de homicídios em Mato Grosso caiu no último ano. Além disso, ele frisou que um trabalho efetivo contra o crime organizado somente se dá com a atuação em conjunto de todos os responsáveis pela segurança pública, tais como Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Federal.

Após o encerramento da palestra, houve perguntas dos acadêmicos a respeito de como enfrentar o crime organizado quando o mesmo está presente na própria estrutura do Estado. Dr. Gustavo frisou que a denúncia é a melhor maneira de enfrentar a corrupção e o crime organizado, especialmente quando este mal acontece onde menos se espera: no âmbito estatal.