Alunos de Direito da Fapan participam do “Seminário da Justiça e a busca por uma cultura de paz”

athenas Direito, Institucional

O Fórum da comarca de Cáceres-MT recebeu, nos dias 12, 13 e 14 de setembro de 2018, cerca de 150 participantes por dia para o evento “Seminário da Justiça e a busca por uma cultura de paz”. Entre eles, os acadêmicos do 1º semestre do curso de bacharelado em Direito da FAPAN, turmas A, B e C, com palestrantes como a presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC), desembargadora Clarice Claudino da Silva; os juízes Túlio Duailibi Alves Souza e Hildebrando da Costa Marques, entre outros.

Durante três dias, palestrantes e debatedores apresentaram ações do TJMT que garantem a promoção do respeito a diversidade, da cultura da paz e dos direitos humanos.

O evento teve como ponto importante a apresentação de exemplos de ações do Judiciário que estão sendo executadas dentro do projeto da Justiça Restaurativa, e a disseminação de meios adequados de solução de conflitos que já estão sendo implementadas em Cáceres.

O evento foi imprescindível na medida em que propõem novas formas de resoluções de conflitos e desestimula a cultura da judicialização.

Para o Coordenador do curso, Prof. Joacir Mauro da Silva Junior, a participação dos acadêmicos neste tipo de ação, faz parte da metodologia de ensino do Grupo Athenas, que visa mesclar a teoria com a prática.

A acadêmica Flávia Furlaneto, da turma B, disse que o sacrifício de conciliar o trabalho com o evento valeu a pena. “Gostei muito, especialmente de conhecer e saber que existem ações para melhorar a resolução de conflitos”, afirmou.