Área Restrita

Novas Leis Trabalhistas: Confira 5 tópicos que sofreram alterações

13/11/2017
Notícias
Institucional

No último sábado (11), entrou em vigor as novas regras das relações trabalhistas no Brasil, que foram aprovadas pelo Congresso e sancionadas pelo presidente em julho. A nova legislação alterou diversas normas previstas na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). De acordo com o Ministério do Trabalho, as novas regras valerão para todos os contratos de trabalho vigentes, tanto antigos como novos. Conheça 5 das principais mudanças nas leis trabalhistas.

 

Férias:

Os 30 dias anuais ainda estão valendo. Porém, em caso de acordo entre trabalhadores e empresários, as férias poderão ser divididas em até três vezes, desde que seja um período de 14 dias corridos e, os demais, cinco dias corridos.

 

Intervalo de almoço:

 

O intervalo poderá ser negociado, desde que tenha, no mínimo, 30 minutos. Para o caso de o empregador não oferecer o intervalo mínimo para almoço, a indenização será de 50% do valor da hora normal de trabalho, em cima do tempo não concedido. Ao invés de todo o tempo de intervalo.

 

Grávidas e lactantes:

 

Agora podem trabalhar em locais insalubres, desde que estes tenham graus "mínimos e médios", podendo ser afastadas apenas com uma solicitação do médico. No caso de grau "máximo", o trabalho não é permitido.

 

Demissão:

 

Em caso de acordo entre a empresa e o funcionário, o contrato de trabalho poderá ser extinto com o pagamento de metade do aviso prévio e metade da multa de 40% sobre o saldo do FGTS. O empregado também poderá movimentar até 80% do valor depositado pela empresa na conta do FGTS, porém não terá mais direito ao seguro-desemprego.

 

Banco de horas:

 

O banco de horas pode ser feito em forma de acordo individual escrito, desde que a haja a compensação em um período máximo de seis meses.

Veja Também

13/03/2013
Institucional

problemas-para-se-relacionar-podem-atrapalhar-vida-na-faculdade

Pesquisas apontam que relacionamentos interpessoais ajudam no desempenho acadêmico A mudança da escola para a faculdade é cheia de percalços. A escolha da profissão, a `via crucis` do vestibular, a decisão de sair ou não da casa dos pais. Desafios que fazem desse um momento de transição na vida do jovem. E quando finalmente se chega na universidade, podem surgir outros problemas, como a dificuldade de se enturmar em um ambiente novo e altamente competitivo. Segundo Alessandra Turini Bolsoni Silva, professora de psicologia da Unesp (Universidade Estadual Paulista), pesquisas mostram que estudantes com dificuldade de fazer amigos e de se inserir no novo grupo de colegas podem ter...

28/11/2011
Institucional

numero-recorde-de-candidatos-no-vestibular-da-fapan

Na manhã do último domingo (27), a Faculdade do Pantanal (FAPAN) realizou o Vestibular 2012/1 para as graduações presenciais em Administração, Psicologia, Sistemas de Informação e Pedagogia. No total, foram 423 candidatos para 200 vagas ofertadas. Novamente, o curso com maior número de candidatos foi o de Administração, com 161 inscritos, gerando uma concorrência de mais de três candidatos por vaga.   O portão foi aberto às 8 horas e a prova teve início as 9 da manhã, conforme o programado. Para a coordenadora do curso de psicologia, professora Aline Rejane, neste processo seletivo houve uma maior participação de candidatos de cidades vizinhas, como Pontes e Lacerda,...

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem