Acadêmicos de Enfermagem participam de aula sobre Sistema Respiratório

19/04/2018

Os acadêmicos do 1º ao 5º semestre de Enfermagem, participaram de uma aula extraclasse sobre sistema respiratório, na última quarta-feira (18), no auditório da Fapan. A aula multidisciplinar, contou com professores de: Fisiologia, Estrutura e Função Humana, Semiologia e Semiotécnica e Morfologia Humana. Na ocasião, também estiveram presentes os demais professores do curso e a coordenadora de Enfermagem e Fisioterapia, Prof. Vivian Mattiello.

Durante a aula, os acadêmicos puderam tirar dúvidas sobre traqueostomia e os seus cuidados, ventilação mecânica e os modos ventilatórios. “Eles tiveram a oportunidade de relembrar ou aprender quanto a fisiologia respiratória. Além de compreender como funciona a prática na vida profissional, quanto aos cuidados realizados pela fisioterapia como também para a enfermagem”, explicou a coordenadora do curso, Prof. Vivian Mattiello.

Esta aula teve o objetivo de demonstrar a experiência profissional em ambiente hospitalar e apresentar alguns equipamentos utilizados para contribuir na recuperação de pacientes com patologias respiratórias. Os equipamentos demonstrados foram: equipamento de ventilação não invasiva - BIPAP, nebulização, traqueostomia, tubo orotraqueal. “Os bons profissionais são aqueles que desde a vida acadêmica procuram evoluir profissionalmente. Os alunos conseguiram participar bem da aula, tendo conhecimento de práticas avançadas para o semestre em que se encontram. Isso é muito bom, pois além de os alunos estarem sendo críticos, estão por dentro das funções e responsabilidades da profissão”, relatou o Prof. Fernando Jorge.

“Ao idealizar esta aula, me dediquei muito para que tudo ocorresse conforme o programado. Mas a aula superou as minhas expectativas. Foi gratificante repassar para os acadêmicos alguns detalhes da profissão e os cuidados realizados pela Enfermagem”, contou a professora e idealizadora da aula, Thayane Hughes. O curso de Enfermagem da Fapan agradece os professores envolvidos e que estiveram presentes na aula, além de parabeniza os alunos pela presença.

Fapan, transformando pela educação.