Área Restrita

Acadêmicos de Enfermagem participam de aula sobre Sistema Respiratório

19/04/2018
Notícias
Graduação

Os acadêmicos do 1º ao 5º semestre de Enfermagem, participaram de uma aula extraclasse sobre sistema respiratório, na última quarta-feira (18), no auditório da Fapan. A aula multidisciplinar, contou com professores de: Fisiologia, Estrutura e Função Humana, Semiologia e Semiotécnica e Morfologia Humana. Na ocasião, também estiveram presentes os demais professores do curso e a coordenadora de Enfermagem e Fisioterapia, Prof. Vivian Mattiello.

 

Durante a aula, os acadêmicos puderam tirar dúvidas sobre traqueostomia e os seus cuidados, ventilação mecânica e os modos ventilatórios. “Eles tiveram a oportunidade de relembrar ou aprender quanto a fisiologia respiratória. Além de compreender como funciona a prática na vida profissional, quanto aos cuidados realizados pela fisioterapia como também para a enfermagem”, explicou a coordenadora do curso, Prof. Vivian Mattiello.

 

Esta aula teve o objetivo de demonstrar a experiência profissional em ambiente hospitalar e apresentar alguns equipamentos utilizados para contribuir na recuperação de pacientes com patologias respiratórias. Os equipamentos demonstrados foram: equipamento de ventilação não invasiva - BIPAP, nebulização, traqueostomia, tubo orotraqueal. “Os bons profissionais são aqueles que desde a vida acadêmica procuram evoluir profissionalmente. Os alunos conseguiram participar bem da aula, tendo conhecimento de práticas avançadas para o semestre em que se encontram. Isso é muito bom, pois além de os alunos estarem sendo críticos, estão por dentro das funções e responsabilidades da profissão”, relatou o Prof. Fernando Jorge.

 

“Ao idealizar esta aula, me dediquei muito para que tudo ocorresse conforme o programado. Mas a aula superou as minhas expectativas. Foi gratificante repassar para os acadêmicos alguns detalhes da profissão e os cuidados realizados pela Enfermagem”, contou a professora e idealizadora da aula, Thayane Hughes. O curso de Enfermagem da Fapan agradece os professores envolvidos e que estiveram presentes na aula, além de parabeniza os alunos pela presença.

 

Fapan, transformando pela educação.

 

 

Galeria

Veja Também

11/06/2015
Institucional

Gestão do MEC em 2015 `não será fácil`, diz ministro da Educação

Diante do cenário de contenção de despesas, por causa do ajuste fiscal, o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, afirmou na terça-feira (9) que `não será fácil a gestão do MEC` em 2015. Em audiência pública no Senado, Janine garantiu que os repasses para questões essenciais, como merenda e transporte escolar, serão preservados, mas que outros programas, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o programa Ciências Sem Fronteiras terão de ser reformulados.

07/03/2013
Institucional

athenas-educacional-realizou-encontro-de-gestores-no-final-de-semana

Reunião acontece com periodicidade semestral. Gestores, diretores e coordenadores das unidades que compõem o Athenas Grupo Educacional estiveram reunidos no último final no de semana Encontro de Gestores, realizado no escritório do Grupo em Porto Velho. Na ocasião foram debatidos temas de interesse institucional como o Censo da Educação, Estrutrura Curricular, Calendários Acadêmicos, dentre outros. O ciclo de debates começou ainda na sexta-feira pela manhã(1) tendo a reunião sido conduzida pelo corpo de coordenadores pedagógicos do Athenas Grupo Educacional. Em seguida, Wille Muriel Cardoso, Diretor Executivo da Carta Consulta e Ombudsman de várias organizações educacionais...

18/05/2015
Institucional

Ministro muda discurso e já admite reabrir o Fies

O Ministério da Educação (MEC) negocia com o Ministério da Fazenda e o Palácio do Planalto mais recursos para a reabertura do programa de financiamento estudantil (Fies) em 2015. “Estamos conversando com a Fazenda e o Planalto e vendo os custos para a reabertura do programa”, afirmou o ministro da pasta, Renato Janine Ribeiro. Na última terça-feira, o ministério obteve vitória na Justiça ao derrubar liminares que mantinham o prazo de inscrição para o Fies aberto, sob o argumento de que o governo federal não tem mais verba para o programa.

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem