Área Restrita

Alunos de Engenharia Civil participam de visita técnica no canteiro de obras da Policlínica Fapan

19/03/2018
Notícias
Graduação

Durante o último sábado (17), os alunos do 1º ao 5º semestre de Engenharia Civil participaram de uma aula prática, em que realizaram uma visita técnica em obra de fundações, no canteiro de obras da Policlínica Fapan. Os estudantes foram conduzidos e orientados pelo engenheiro e professor da disciplina de fundações, Prof. Rafael Gregianin, e pelo engenheiro Wesley de Sousa, responsável pela obra.

 

“Os professores do curso nos mostraram em campo toda a dinâmica de execução de uma fundação indireta. O que são estacas pré-moldadas e protendidas e todo o processo para serem cravadas por percussão. Vimos o projeto e ouvimos as explicações do porquê foi adotado este tipo de fundação" descreveu o aluno do 5º semestre, Mauro Celso.

 

Durante a aula, eles puderam observar a execução das fundações com estacas pré-moldadas de concreto, sendo cravadas no solo pelo processo de bate-estacas. “A obra que trouxemos os alunos hoje usou estaca pré-moldada protendida na fundação. São executadas com um equipamento pesado e que com um martelo de 3,3t golpeia por percussão a cabeça da estaca, cravando-a no solo até atingir a profundidade de projeto que ofereça resistência suficiente para suportar toda a estrutura que será construída acima", explicou o engenheiro responsável, Wesley de Sousa. A visita técnica auxiliou os estudantes do 2º e 3º semestre nas disciplinas Mecânica dos Solos. Já os estudantes do 4º e 5º semestre puderam ter explicações práticas sobre o tipo de fundação usada na obra.

 

“É muito importante para o aluno que cursa Engenharia Civil ter contato com obras. O aluno não pode somente ter a parte teórica, mas também ver como é uma obra. Quando o estudante vai à obra, vê a prática de tudo aquilo que aprendeu em aula. No curso de Engenharia é necessário formar uma base teórica para depois atuar. As visitas animam e motivam os estudantes”, finalizou o Prof. Rafael Gregianin.

Galeria

Veja Também

17/01/2018
Graduação

Biomedicina estética: Microagulhamento

Como todos já sabem, a Biomedicina Estética é uma das habilitações do biomédico. Entre vários procedimentos que o biomédico pode realizar, uns dos mais conhecidos é o microagulhamento.   Para quem não sabe, o microagulhamento é uma técnica utilizada no tratamento de disfunções estéticas da pele. Ele atenua os efeitos do envelhecimento, minimiza as cicatrizes de acne, de varicela e de queimadura, também é utilizado em casos de alopecia, manchas, melasma e até em estrias. Essa técnica também é conhecida como dermaroller, que é...

25/04/2016
Graduação

5 formas de aproveitar melhor o orçamento de marketing da sua empresa

Um bom orçamento é aquele que cabe no bolso e tem tudo o que você realmente precisa para o seu negócio. Não importa se o valor é alto ou baixo, cada nota precisa ser direcionada para o caminho certo. Escolher o que é prioridade ou por onde começar é um desafio para todos os empresários, mas tudo pode ficar bem mais simples com as dicas que preparamos aqui, afinal entendemos muito bem sobre o assunto e agora resolvemos compartilhar com você.

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem