Área Restrita

Biomedicina estética: Microagulhamento

17/01/2018
Notícias
Graduação

Como todos já sabem, a Biomedicina Estética é uma das habilitações do biomédico. Entre vários procedimentos que o biomédico pode realizar, uns dos mais conhecidos é o microagulhamento.

 

Para quem não sabe, o microagulhamento é uma técnica utilizada no tratamento de disfunções estéticas da pele. Ele atenua os efeitos do envelhecimento, minimiza as cicatrizes de acne, de varicela e de queimadura, também é utilizado em casos de alopecia, manchas, melasma e até em estrias. Essa técnica também é conhecida como dermaroller, que é o principal instrumento utilizado.

 

O dermaroller (ou roller) é um instrumento descartável, em forma de rolo contendo diversas microagulhas pré-esterilizadas. A espessura das agulhas utilizadas, será de acordo com o objetivo do tratamento de cada paciente, decidido pelo biomédico esteta.  Lembrando que, por ser descartável, este instrumento deve ser utilizado apenas uma vez, não sendo reutilizado.

 

O microagulhamento tem por finalidade estimular a produção de colágeno através do estímulo mecânico gerado pelo rolamento do dermaroller sobre a pele, desencadeando um processo inflamatório, uma proliferação celular e uma remodelação tecidual. Um anestésico é utilizado antes de começar o procedimento e as microagulhas podem ocasionar um leve sangramento na região, que é cessado rapidamente.

 

Essa técnica é considerada uma das mais seguras, quando aplicada por um profissional habilitado, entre suas vantagens podemos citar: o resultado satisfatório em poucas sessões, não há danos significativos à pele, a rápida recuperação e o baixo risco de sangramento, lesões cutâneas, infecção e mesmo de dor durante a aplicação.

 

Texto: Katia Tichota - Coordenadora do curso de Biomedicina

Veja Também

27/10/2013
Graduação

comissao-propria-de-avaliacao-20132-pedagogia

Pedagogia 2º Período - Prof. Soeli Aparecida Rossi de Arruda - Prof. Rosimar Cristina da Silva - Prof.  Lidiane Melos dos Santos - Prof. Guilherme A. Rodrigues Vargas - Prof. Daniel de Moraes - Prof. Cleide Aparecida Ferreira da Silva - Prof. Antonio Carlos Pereira dos Santos Junior   3º Período - Prof. Rosimeire Dias Camargo - Prof. Rosimar Cristina da Silva - Prof. Marisa Farias dos Santos Lima - Prof. Márcia Elizabete Machado de Lima - Prof. Cleide Aparecida Ferreira da Silva     4º Período - Prof. Soeli Aparecida Rossi de Arruda - Prof. Suzely Paizano Neves - Prof. Rosimeire Dias Camargo - Prof. Rosimar Cristina da Silva - Prof. Marilucy Silva - Prof. Cleide...

24/04/2017
Graduação

Acadêmicos de Engenharia Civil fazem visita técnica em obra de fundações

Coordenador, professor e os alunos de Engenharia Civil da Fapan se reuniram no último sábado (22) realizaram uma visita técnica no local onde estão acontecendo os primeiros serviços de engenharia para a instalação do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), na Vila Mariana. Os Centros de Iniciação ao Esporte estão padronizados e de acordo com as atuais necessidades esportivas, com dimensões oficiais que comportam 13 modalidades olímpicas, seis paraolímpicas e uma não-olímpica (futsal). Além de equipamentos multiuso voltados para identificação de talentos...

22/03/2016
Graduação

FAPAN participou do “1º Encontro de Coordenadores do Curso de Educação Física do Estado de Mato Grosso” e do “Fórum Estadual de Esporte e Lazer”

Nos dias 18 e 19 de março (respectivamente sexta e sábado), o curso de Educação Física da Faculdade do Pantanal (FAPAN) representou a instituição nos eventos “1º Encontro de Coordenadores do Curso de Educação Física do Estado de Mato Grosso” e “Fórum Estadual de Esporte e Lazer: O esporte e suas dimensões”, ocupando as dependências do Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá (MT). Participaram das atividades os coordenadores dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Educação Física de Mato Grosso, Gestores da Secretaria de Esportes e Lazer dos municípios do estado, profissionais da área e acadêmicos.

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem