Área Restrita

Curso de Ciências Contábeis é reconhecido pelo MEC: entenda o que muda!

26/10/2017
01/12/2017
Notícias
Graduação

De acordo com a PORTARIA Nº 1.110, DE 25 DE OUTUBRO DE 2017, o curso de Ciências Contábeis da Faculdade do Pantanal (Fapan) está reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), com nota 4, sendo que a maior é 5. Mas, afinal, qual a diferença entre curso autorizado e reconhecido?

 

É bem mais simples do que parece. Quando uma instituição de ensino superior vai abrir um determinado curso, precisa solicitar autorização do MEC. Com esta autorização, a instituição pode iniciar o processo seletivo e criar turmas para este novo curso. Por exemplo, a faculdade que não tinha o curso de Ciências Contábeis, pode passar a oferecê-lo com esta autorização.

 

Depois que o curso iniciou e chegou na metade da sua duração, ou seja: 2 anos para cursos que duram 8 semestres, a instituição deverá solicitar o reconhecimento do mesmo para o MEC. Aí, após uma comissão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) visita as instalações da faculdade para avaliar diversos pontos sobre o curso. Como, por exemplo, docentes, grade curricular, laboratórios e outros aspectos para validar a qualidade do que está sendo oferecido. Com base nesse levantamento, os técnicos do MEC vão reconhecer, solicitar alterações ou negar o reconhecimento do curso. Só então, o curso estará apto a entregar diploma para os formandos.

 

A Faculdade do Pantanal está muito feliz com mais esse resultado positivo e aproveita para agradecer a todos que colaboraram para o reconhecimento do curso, em especial o corpo docente de Ciências Contábeis.

Veja Também

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem