Área Restrita

Acadêmicos de Odontologia atendem crianças de zona rural

23/10/2017
Notícias
Graduação

Na última sexta-feira (20), os acadêmicos do 4º período e os alunos da Iniciação Cientifica, ambos do curso de Odontologia, realizaram atendimento na zona rural, na Escola Municipal Buriti, localizada no distrito de Vila Aparecida. Os estudantes foram acompanhados pelo Prof. Eduardo Garcia e pelos profissionais odontólogos do município.

 

Na ocasião, os acadêmicos colocaram em prática o que foi aprendido em sala de aula, realizando procedimentos de restauração através da técnica denominada Tratamento Restaurador Atraumático (ART). Esta é uma técnica própria para ser utilizada em locais onde não se possui o ambiente propício para o atendimento odontológico e consiste da remoção parcial, ou total, da lesão cariosa através de instrumentos cortantes e restauração com cimento de ionomero de vidro. Assim, os alunos conseguiram controlar ou até estagnar a doença cárie, até que estas crianças possam realizar o atendimento e restauração definitiva, em Cáceres.

 

Durante todo o dia, foram atendidas 56 crianças, entre 8 e 13 anos. Com isso os acadêmicos podem trabalhar na recuperação e promoção da saúde bucal dessas crianças que por vezes se encontram em situações de comprometimento de saúde bucal grave. O objetivo do projeto foi melhorar a qualidade de vida das crianças e consequentemente melhorar o seu desempenho escolar.

 

A Fapan parabeniza o professor e os estudantes envolvidos, por levar melhor qualidade de vida para a população da região e por praticar o conhecimento adquirido na instituição. Que venham mais projetos como esse! 

Galeria

Veja Também

08/04/2013
Institucional

2013-o-ano-do-concurso-publico

Oferta inédita de 130 mil vagas anima os sonhos de 13 milhões de pessoas Aos 25 anos, o advogado brasiliense Saulo Magalhães renunciou a uma breve experiência na iniciativa privada para trilhar um caminho cada vez mais sedutor para milhões de brasileiros: o que dá acesso a um mundo de estabilidade no emprego, salários quase sempre vantajosos e outros benefícios. O mundo do serviço público. “Antes mesmo de me formar, comecei a me preparar para concursos, mas com menos intensidade”, diz Saulo. “Agora tenho um foco – o TJDFT”, afirma, citando a sigla do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, que seleciona 110 profissionais, a maioria para cargos de ensino...

20/05/2015
Institucional

Enem Digital pode ser testado neste ano por treineiros

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) Digital poderá começar a ser testado neste ano por candidatos treineiros, estudantes do 1º ou 2º ano do ensino médio que fazem o Enem apenas como o teste. A informação consta no edital do exame, publicado hoje (18) no Diário Oficial da União. O texto diz que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) `poderá convidar participantes` para a aplicação do Enem Digital.

26/04/2017
Graduação

Acadêmicos de Odontologia são capacitados para atender no Projeto Sorriso do Campo

A Faculdade do Pantanal (Fapan), em parceria com o município de Cáceres, procura incluir aqueles que estão à margem do processo de educação e serviços de odontologia, que não tiveram orientação sobre saúde bucal e tão pouco atendimento odontológico, buscamos vencer a barreira geográfica e cultural, levando saúde para essas populações marginalizadas. Dessa forma, nasceu o projeto Sorriso no Campo que, entre os dias 24 e 25, acadêmicos de Odontologia foram capacitados para atender a população no próximo mês.  No primeiro dia, houve...

Comentários

07/11/2017
oteussom@ig.com.br
MOSSUETO
Parabéns a Prefeitura; a FAPAN e aos acadêmicos que participaram desta operação, e que puderam sentir na prática que saindo do asfalto, é um outro mundo, que talvez nunca tenham imaginado que existia, por tamanha carência desses profissionais nas nossas periferias e interior do município. Pelas fotos dá para se notar tamanha a carência de local adequado para a pratica da odontologia, levando os acadêmicos a improvisar para fazer o atendimento, e como um precisa do outro, cabe agora, ao sr. Alcaide instalar gabinetes odontológicos nos distritos e a FAPAN que também precisa de pacientes para a prática de seus alunos, é só unir o útil ao agradável, parabéns a todos os participantes pela primeira pedra lançada, e espero que essa iniciativa traga excelentes resultados
CAPTCHA Image
Recarregar Imagem