Mini cursos voltado para a Enfermagem auxilia na atuação prática dos alunos

29/05/2017

Entre os dias 23 e 26 de maio, foi realizado o 7º Ciclo de Palestras, tendo como tema: “Práticas Inovadoras: Encontrando oportunidades em novos tempos”. O evento contou com mais de 53 atividades, distribuídas em palestras, mini cursos e mesas redondas, envolvendo temas específicos dos diversos cursos da faculdade.

Para o curso de Enfermagem, o segundo dia do evento contou com o mini curso: “Perdeu a veia? A prática do acesso e seus diversos dispositivos”. O acesso venoso é uma das práticas específicas e exclusivas da equipe desse curso, treinando e capacitando os alunos para desenvolver está prática, antes mesmo de participarem do estágio. Participaram do evento os acadêmicos do 1º, 2º e 3º semestre de Enfermagem e os alunos de outros cursos da saúde, tanto da Fapan, quanto da comunidade externa.

Na ocasião, os alunos aprenderam como descrever nas anotações de enfermagem o procedimento, identificar o procedimento (nº do abocath, data e nome da pessoa que o realizou), realizar a prática da assepsia para do acesso venoso, e a escolha ideal para o acesso.

No terceiro dia, o mini curso "Curativo em queimado: Prática e Técnica na pata do porco", ministrada pela Prof. Esp. Elis Fernanda de Melo Silva, deu a chance para que os alunos pudessem visualizar as principais coberturas e indicações para utilizá-las em curativos de clientes queimados ou de úlceras por pressão. Na parte prática, os alunos puderam utilizar a pele do porco, a mais próxima da pele humana.

A ação colabora para uma formação mais completa e preparada para que os acadêmicos saibam o que vão enfrentar na vida profissional.