Alunos de Engenharia Civil participam de aula prática sobre mecânica dos solos

19/05/2017

Na noite da última quinta-feira (18), os acadêmicos do 3° período de Engenharia Civil, participaram de uma aula prática, durante a disciplina de Mecânica dos Solos, orientados pelo professor Rafael Gregianin.

Durante a aula foi realizado o Ensaio de Granulometria, limite de liquidez, plasticidade e proctor normal em diversos tipos de solo. “Em teoria estudamos a umidade, densidade, granulometria e diversas outras características presentes no solo, porém quando verificamos em laboratório, podemos observar a variação e influência que o meio externo exerce sobre este solo”, relatou a acadêmica Karolayne Fialho.

Para os estudantes, outro destaque da aula foi a aproximação com o professor. “A relação entre professor e aluno é privilegiada já que nesta metodologia de aula conseguimos ter um melhor contato com o professor, expressando nossas dificuldades e facilidades no conteúdo”, destacou o aluno Marcos Antônio.

As aulas de laboratório melhoram a qualidade de aprendizagem, pois possibilita o confronto da teoria com a prática, fazendo que os acadêmicos estejam preparados para aplicar em situações reais, enfrentadas na vida profissional. “Sempre reforço com os alunos que o engenheiro é treinado para promover soluções inteligentes em momentos adversos e para isso precisa vivenciar situações práticas. Não somente em laboratório, mas em obra”, finalizou o professor Rafael Gregianin.