[Artigo] Ser Administrador é...

10/01/2017

Por Dirceu Siqueira, Coordenador do curso de Administração da FAPAN

Ser administrador é perceber a cada dia, a possibilidade de ser um agente de mudança, um ser protagonista na vida de organizações e de pessoas.Tenho 47 anos e muitas histórias a contar! Aos 35 anos eu resolvi me tornar um administrador. Parei para pensar em todos os detalhes que o curso oferecia: Onde fica a faculdade, qual a duração, quem seriam meus colegas de sala. Na realidade eu queria ser um executivo ou um empresário de sucesso. Enfim, ser um homem de negócios, participar de reuniões importantes, resolver problemas empresariais e ao mesmo tempo ser um disseminador do conhecimento. Me formei com muito orgulho e me especializei em Gestão Estratégica de Negócios, onde pude agregar valores aos conhecimentos díspares já obtidos na academia. Porém hoje realizado sei muito mais do que planejar, organizar, dirigir e controlar. Meu desejo é realizar, é fazer e acontecer.”

Escrevi este texto pois senti a necessidade de informar aos futuros administradores que eu fiz a melhor escolha. Tenho certeza deque a escolha da profissão foi um tiro no alvo, um fator crítico de sucesso.É com grande alegria que transmito essas palavras aos alunos formandos do curso de Administração bem como aos que estão cursando e aos que irão iniciar em 2017/1.

É comum ouvirmos na fase de decisão profissional frases como “quem escolhe administração é porque não sabe o que fazer”, “administração é muito ampla e o mercado farto”... lendas urbanas. Ser administrador é ser responsáveis por decisões, por impacto. É ser protagonista e coautor de várias histórias. Ser administrador é conviver com extremos, com contas, com gente, com equilíbrio. Ser administrador é usar a resiliência para a tomada de decisão. Resiliência é a capacidade de voltar ao seu estado natural, principalmente após alguma situação crítica e fora do comum.

Resiliência na Administração faz parte dos processos de gestão, de mudanças. É ter equilíbrio e usar a arte de ser flexível para lidar com os problemas relacionados com o trabalho, quando as situações não ocorrem como elas esperavam. Além disso, a resiliência diz respeito à capacidade de tomar medidas que minimizam os problemas que surgem no dia a dia das organizações.

SOBRE O AUTOR - Dirceu Luiz da Silva Siqueira, atualmente é Professor e Coordenador do Curso de Administração da FACULDADE DO PANTANAL. Tem experiência na área Administrativa, formado em Administração, pós graduado em Gestão Estratégica de Negócios, Pós Graduado em Docência e Gestão Educacional. É habilitado no Conselho Regional de Administração CRAMT e membro do CEEX – Conselho de Ensino e Extensão da FAPAN.