Área Restrita

[Artigo] Ser Administrador é...

10/01/2017
Notícias
Graduação




Por Dirceu Siqueira, Coordenador do curso de Administração da FAPAN


Ser administrador é perceber a cada dia, a possibilidade de ser um agente de mudança, um ser protagonista na vida de organizações e de pessoas.Tenho 47 anos e muitas histórias a contar! Aos 35 anos eu resolvi me tornar um administrador. Parei para pensar em todos os detalhes que o curso oferecia: Onde fica a faculdade, qual a duração, quem seriam meus colegas de sala. Na realidade eu queria ser um executivo ou um empresário de sucesso. Enfim, ser um homem de negócios, participar de reuniões importantes, resolver problemas empresariais e ao mesmo tempo ser um disseminador do conhecimento. Me formei com muito orgulho e me especializei em Gestão Estratégica de Negócios, onde pude agregar valores aos conhecimentos díspares já obtidos na academia. Porém hoje realizado sei muito mais do que planejar, organizar, dirigir e controlar. Meu desejo é realizar, é fazer e acontecer.”

Escrevi este texto pois senti a necessidade de informar aos futuros administradores que eu fiz a melhor escolha. Tenho certeza deque a escolha da profissão foi um tiro no alvo, um fator crítico de sucesso.É com grande alegria que transmito essas palavras aos alunos formandos do curso de Administração bem como aos que estão cursando e aos que irão iniciar em 2017/1.

É comum ouvirmos na fase de decisão profissional frases como “quem escolhe administração é porque não sabe o que fazer”, “administração é muito ampla e o mercado farto”... lendas urbanas. Ser administrador é ser responsáveis por decisões, por impacto. É ser protagonista e coautor de várias histórias. Ser administrador é conviver com extremos, com contas, com gente, com equilíbrio. Ser administrador é usar a resiliência para a tomada de decisão. Resiliência é a capacidade de voltar ao seu estado natural, principalmente após alguma situação crítica e fora do comum.

Resiliência na Administração faz parte dos processos de gestão, de mudanças. É ter equilíbrio e usar a arte de ser flexível para lidar com os problemas relacionados com o trabalho, quando as situações não ocorrem como elas esperavam. Além disso, a resiliência diz respeito à capacidade de tomar medidas que minimizam os problemas que surgem no dia a dia das organizações.

SOBRE O AUTOR - Dirceu Luiz da Silva Siqueira, atualmente é Professor e Coordenador do Curso de Administração da FACULDADE DO PANTANAL. Tem experiência na área Administrativa, formado em Administração, pós graduado em Gestão Estratégica de Negócios, Pós Graduado em Docência e Gestão Educacional. É habilitado no Conselho Regional de Administração CRAMT e membro do CEEX – Conselho de Ensino e Extensão da FAPAN.



 

Veja Também

23/12/2011
Institucional

friboi-fara-adequacoes-e-voltara-a-funcionar-em-caceres

 Uma boa notícia para Cáceres: novamente no mercado, a inserção de 500 trabalhadores, com a volta às atividades do JBS/Friboi.   O frigorífico começou a paralisar de forma gradativa suas atividades em Cáceres no início de setembro de 2010, por questões de mercado. A planta funcionava aqui há 25 anos e abatia 500 animais por dia. Hoje, o grupo ainda possui unidades em Araputanga e São José dos Quatro Marcos.   A notícia da volta da empresa foi confirmada durante a última reunião anual do Sindicato Rural de Cáceres com seus associados, realizada na última semana. O gerente de compras da unidade de Cáceres, Hílton Moura, participou da reunião e informou que dois problemas...

25/02/2013
Institucional

lista-de-espera-do-prouni-termina-nesta-segunda-feira-

Serão concedidas mais de 160 mil bolsas pelo programa para o 1º semestre de 2013 Está aberto o prazo para a inscrição na lista de espera do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os candidatos que não foram pré-selecionados nas etapas anteriores podem manifestar interesse de integrar a lista no site do Prouni até esta segunda-feira (25). A lista de espera será usada para preencher as bolsas ainda não ocupadas. Na próxima quinta-feira (28) será feita a convocação da primeira chamada da lista de espera pelas instituições de ensino. Os candidatos terão ainda uma segunda chance no dia 8 de março, quando vai ocorrer a segunda chamada da lista de espera. Pode participar...

19/05/2017
Institucional

Faculdade do Pantanal realiza o terceiro Dia do Time

Foi realizado, na última quinta-feira (18), o projeto “Dia do Time”, em que todos os colaboradores e acadêmicos são convidados a ir para a instituição com a camisa do seu time do coração. Na ocasião, foi formada uma banda de alunos e entre cerca de 15 brindes para os participantes do projeto. A ação é realizada há três anos, com o objetivo de através da paixão nacional, o futebol, criar interação entre os alunos e os colaboradores da Fapan, fazendo com que se conheçam, descubram os torcedores do mesmo time, façam novas amizades, interajam mais...

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem