Área Restrita

[Artigo] Ser Administrador é...

10/01/2017
Notícias
Graduação




Por Dirceu Siqueira, Coordenador do curso de Administração da FAPAN


Ser administrador é perceber a cada dia, a possibilidade de ser um agente de mudança, um ser protagonista na vida de organizações e de pessoas.Tenho 47 anos e muitas histórias a contar! Aos 35 anos eu resolvi me tornar um administrador. Parei para pensar em todos os detalhes que o curso oferecia: Onde fica a faculdade, qual a duração, quem seriam meus colegas de sala. Na realidade eu queria ser um executivo ou um empresário de sucesso. Enfim, ser um homem de negócios, participar de reuniões importantes, resolver problemas empresariais e ao mesmo tempo ser um disseminador do conhecimento. Me formei com muito orgulho e me especializei em Gestão Estratégica de Negócios, onde pude agregar valores aos conhecimentos díspares já obtidos na academia. Porém hoje realizado sei muito mais do que planejar, organizar, dirigir e controlar. Meu desejo é realizar, é fazer e acontecer.”

Escrevi este texto pois senti a necessidade de informar aos futuros administradores que eu fiz a melhor escolha. Tenho certeza deque a escolha da profissão foi um tiro no alvo, um fator crítico de sucesso.É com grande alegria que transmito essas palavras aos alunos formandos do curso de Administração bem como aos que estão cursando e aos que irão iniciar em 2017/1.

É comum ouvirmos na fase de decisão profissional frases como “quem escolhe administração é porque não sabe o que fazer”, “administração é muito ampla e o mercado farto”... lendas urbanas. Ser administrador é ser responsáveis por decisões, por impacto. É ser protagonista e coautor de várias histórias. Ser administrador é conviver com extremos, com contas, com gente, com equilíbrio. Ser administrador é usar a resiliência para a tomada de decisão. Resiliência é a capacidade de voltar ao seu estado natural, principalmente após alguma situação crítica e fora do comum.

Resiliência na Administração faz parte dos processos de gestão, de mudanças. É ter equilíbrio e usar a arte de ser flexível para lidar com os problemas relacionados com o trabalho, quando as situações não ocorrem como elas esperavam. Além disso, a resiliência diz respeito à capacidade de tomar medidas que minimizam os problemas que surgem no dia a dia das organizações.

SOBRE O AUTOR - Dirceu Luiz da Silva Siqueira, atualmente é Professor e Coordenador do Curso de Administração da FACULDADE DO PANTANAL. Tem experiência na área Administrativa, formado em Administração, pós graduado em Gestão Estratégica de Negócios, Pós Graduado em Docência e Gestão Educacional. É habilitado no Conselho Regional de Administração CRAMT e membro do CEEX – Conselho de Ensino e Extensão da FAPAN.



 

Veja Também

24/11/2011
Institucional

fapan-sediara-conferencia-sobre-transparencia-e-controle-social

Em mais uma ação para ampliar a transparência da sua gestão, o prefeito de Cáceres, Túlio Fontes, convocou a 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social – Consocial. O evento será reallizado nos dias 29 e 30, terça e quarta-feira, na Faculdade do Pantanal. A abertura será no dia 29, a partir das 19h30.     A realização do evento está a cargo das secretarias de Governo, Ação Social, PreviCáceres e Controladoria Gera.   A discussão local é a etapa inicial do projeto de realização da 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social – Consocial que acontece entre 18 e 20 de maio de 2012, em Brasília. Antes disso, a sociedade...

27/01/2012
Institucional

nova-turma-de-formandos-colarao-grau-em-fevereiro

Depois de quatro anos de trabalho duro de professores e alunos, no próximo dia 10 de fevereiro, irá colar grau no auditório Natalino Ferrreira Mendes, a segunda turma de Administração Faculdade do Pantanal (Fapan). Os 12 formandos de Administração irão participar de uma série de cerimônias protocolares durante a semana que antecede a colação de grau, sendo que, dentre a programação estão a Aula da Saudade, Missa e Culto. Adeildo Rosa, que de acordo com seus professores foi um acadêmico exemplar, conta que a turma de formandos é formada por alunos que merecem toda sua admiração. “Essa turma é guerreira e persistente. Chegamos à conquista deste título com sabor de vitória....

04/04/2012
Institucional

fapan-informa-nao-havera-aula-nesta-quinta-feira

  Devido a adesão do estado do Mato Grosso ao feriado e de muitos órgãos da esfera pública a FAPAN informa que não haverá aulas nesta quinta, 05/04/2012. O motivo também se justifica pela dificuldade que cerca de 27% dos alunos da faculdade, que são de outras cidades, tem em se locomover até a faculdade, já que muitos ônibus que os trazem não circularão.     As coordenações de curso lembram que todas as aulas que não venham a acontecer, como a de amanhã, não serão contadas como hora aula de cada disciplina, assim não tendo prejuízo algum para os acadêmicos.   Vale ressaltar que as disciplinas variam entre 60, 80 e 100 horas, e os docentes cumprem rigorosamente...

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem