Curso de Engenharia Civil realizou visita técnica nas Obras da Escola Técnica

11/11/2016

No último dia 05 de novembro, acadêmicos do 1º e 2º período do curso de Engenharia Civil da FAPAN realizaram uma visita técnica nas Obras da Escola Técnica. As atividades foram supervisionadas por João Carlos, Engenheiro Civil residente da obra através da empresa BK Construtora, e pelo Coordenador do curso, Wesley de Sousa Lopes.

“A ação faz parte do cronograma do curso e visa aproximar os alunos do canteiro de obras. Na ocasião, os alunos receberam explicações do Engenheiro Civil residente da obra João Carlos, sobre o intuito e os processos utilizados para realização da obra e, também, puderam conferir as ferragens, bitolas, espaçamento das vigas, escada e parte da laje que já está sendo lançada. Aproveitamos o momento para explanar aos os alunos assuntos técnicos sobre obras, discutidos anteriormente em sala de aula. Além de acompanhar a obra de implantação, os alunos tiraram dúvidas pertinentes em relação aos métodos construtivos”, explicou Lopes.

De acordo com Carlos, “a atividade realizada em seu canteiro demonstrou o intuito da FAPAN de interagir os estudantes do curso com o mundo da engenharia, trazendo a realidade das construções civis para eles. Essa vivência com os alunos é de grande importância, no sentido de facilitar o aprendizado e incentivo à prática da engenharia civil com qualidade pelos futuros profissionais, através de visitas às obras feitas e em andamento.”, destacou.

O acadêmico Mauro Celso, do 2º período, afirmou que a visita às obras ajuda a compreender sobre a importância do Engenheiro Civil neste tipo de serviço. “Essa visita foi muito essencial para conseguimos analisar e visualizar em prática o que aprendemos e aprenderemos em sala de aula e durante o estágio sobre o papel do Engenheiro Civil em uma obra como esta que está sendo realizada na Escola Técnica.”

Para o Diretor da FAPAN, Elvys Oliveira, a atividade foi de suma importância pois visa o complemento do que é aplicado na sala de aula. “A visita tem a capacidade de aproximar o aluno do dia a dia de uma construção, os deixando mais familiarizado com a obra. Visitas técnicas são de grande importância para compreender na prática as etapas construtivas, planejamento de obra, composição de quadro de funcionários e outros aspectos de uma obra civil, proporcionando uma reflexão sobre as atitudes individuais que contribuem para o bom andamento de uma obra. Em nome da FAPAN confiro elogios ao trabalho executado pelo Coordenador Wesley, pelo interesse dos acadêmicos e pela recepção agradabilíssima conferida a eles pelo Engenheiro Civil João Carlos.”, finalizou o Diretor.