Área Restrita

Conheça o sistema de cores de tubos utilizados na coleta sanguínea

14/12/2017
Notícias
Graduação

 

Com certeza, todo mundo já que coletou sangue observou que os tubos utilizados pelos laboratórios, hospitais ou clínicas são diferentes. Cada um tem uma função, quer ver quais são? Então vamos lá!

Os tubos para coleta sanguínea são utilizados em punções venosas com a finalidade de transporte e processamento de amostras, eles podem ser de vidro ou de plástico, podem ou não ter vácuo e são estéreis.

Os tubos são específicos para cada tipo de análise. Por isso, é muito importante que o profissional responsável pela coleta saiba diferenciar cada um e também conhecer o tipo de amostra necessária para cada análise.

  • Tubos com citrato de sódio (tampa azul-claro) – análises de coagulação;
  • Tubos para soro com ativador de coágulo, com ou sem gel separador (tampa vermelha ou amarela) – análises bioquímicas ou sorológicas;
  • Tubos com heparina com ou sem gel separador de plasma (tampa verde) – análises bioquímicas ou gasometria;
  • Tubos com EDTA (tampa roxa) – análises hematológicas;
  • Tubos com fluoreto de sódio (tampa cinza) – análises glicêmicas;

Além de saber diferenciar os tubos, alguns cuidados devem ser tomados: respeitar o volume cítrico de cada tubo, a ordem para a coleta e a homogeneização das amostras. A ordem correta durante a coleta é indispensável para não ter alterações nos parâmetros analíticos, visto que, se for realizada de forma incorreta, há risco de contaminação de aditivo de um tubo para o outro.

A sequência deve ser: tubo com citrato de sódio (tampa azul), tubo sem anticoagulante (tampa vermelha ou tampa amarela), tubo com heparina (tampa verde), tudo com EDTA (tampa roxa) e tubo com fluoreto de sódio (tampa cinza).

 

Agora que você já conhece os tubos, lembre-se: a precisão dos resultados depende muito de uma boa coleta!

 

Texto: Katia Tichota - Coordenadora de Biomedicina

 

Veja Também

02/06/2015
Institucional

Perto do fim do prazo, poucos estados e municípios entregaram planos de educação

Falta pouco menos de um mês para o fim do prazo a fim de que os estados e municípios tenham os próprios planos de educação sancionados. Para entidades que representam os entes federados, o prazo não será cumprido por todos. Entre os estados, três sancionaram os planos: Maranhão, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Quanto aos municípios, dos quase 5,6 mil, só 151 têm planos sancionados. As informações são do site Planejando a Próxima Década do Ministério da Educação (MEC).

20/08/2015
Graduação

Em parceria com o Cartório Eleitoral da 6ª Zona de Cáceres, curso de Administração da FAPAN realizou recrutamento e seleção de estagiários

No último dia 18 de agosto, o curso de Administração da Faculdade do Pantanal (FAPAN) realizou, em parceria com o Cartório Eleitoral da 6ª Zona de Cáceres (MT), o processo de recrutamento e seleção para estagiários, a ação ocupou as dependências da instituição. Entrega de Currículos, Prova Prática, Entrevista e Dinâmica de Grupos fizeram parte da programação.

27/08/2015
Graduação

[Artigo] Administrador ou Gestor?

Por Dirceu Siqueira, Coordenador do Curso de Administração da FAPAN Há gestores que executam muito bem o trabalho de administrar, mas apresentam dificuldades em motivar equipes e reter talentos. Por outro lado tem líderes que mesmo dando broncas conseguem motivar seus liderados, porém nem sempre são bons administradores. A gestão não pode ser vista como uma mera ação de treinamento da liderança. A capacidade de identificar líderes, cuidar deles, recompensá-los e separá-los do “fazer administrativo” diário de uma empresa estão entre as principais razões de uma organização criar um diferencial de sucesso.

15/03/2013
Institucional

fapan-sedia-i-ciclo-de-palestras-sobre-transtornos-sexuais

  Evento foi fruto de uma iniciativa dos acadêmicos do 9º período de Psicologia   Acadêmicos do 9º período de Psicologia da Faculdade do Pantanal (FAPAN) organizaram na última quarta-feira (13) a abertura do I Ciclo de Palestras sobre Transtornos Sexuais da instituição. Estiveram presentes na mesa de autoridades, o diretor da FAPAN professor Me. Elvys Ferreira de Oliveira; a coordenadora da graduação em Psicologia, professora Me. Aline Rejane Caxito Braga; o Coordenador da Clínica Escola de Psicologia, professor especialista Henrique Yung Delbem,o psicólogo convidado, Sergio Henrique Leite e a acadêmica do 9º semestre, Graciela Paro. Após a solenidade de abertura...

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem